+ Responder ao Tópico
Página 1 de 6
1 2 3 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 51

Tópico: [tutorial]Lapidação de Processadores lapping CPUs

Xandelly is on a distinguished road Avatar de Xandelly
    Administrador

Cadastrado em
    Jun 2008

[tutorial]Lapidação de Processadores lapping CPUs

Guia de Lapidação
    by E.B.O.

Introdução

Primeiro gostaríamos de passar a definição de Lapidação, que segundo a Wikipédia teremos:
    __________________________________________________ ___________
    Lapidação é uma técnica para modelar um material, geralmente, uma pedra preciosa, mas também se aplica a metais e outros materiais.
    O aparelho para lapidação consiste de um disco rotativo, sobre o qual aplica-se uma mistura de líquido (água, óleo ou outro) e grãos abrasivos, e a seguir o material a ser lapidado é pressionado contra a superfície do disco.
    A lapidação de metais produz superfícies extremamente lisas e brilhantes, reduzindo as dimensões da rugosidade superficial a ordens de grandeza muito pequenas.
    Este processo pode corrigir a forma de materiais de dureza elevadíssima, assim como o diamante.
    Para se lapidar um diamante precisa saber onde ele pode ser alterado, ou seja, pela sua veia através de um disco de ferro fundido provido de azeite e pó de diamante, que é feito por diamantes sem condições de serem lapidados, que colocamos em um pilão proprio que é batido até se obter um pó fino.
    Atenção: O processo de lapidação não é a mesma coisa que o polimento. Estes se diferem em dois aspectos principais. Primeiro, a lapidação é capaz de reduzir a rugosidade de valores relativamente elevados para valores bem reduzidos, ao contrario do polimento, que jé deve receber a peça para ser trabalhada com uma rugosidade relativamente baixa, mas que apresenta qualidade superficial mais elevada. Segundo, a lapidação pode dar a peça a forma da ferramenta utilizada, enquanto o polimento tem como finalidade somente melhorar a qualidade superficial, tendo a remoção de material em segundo plano.
    Definição:

Para nós, entusiastas, a Lapidação em si, nada mais significa que um polimento "agressivo" na base do Processador (a tampa protetora do DIE) que além de servir como extensor e um pequeno cooler para o DIE, também serve de proteção para que o núcleo não fique exposto e assim causar algum tipo de lasqueamento na instalação ou até mesmo um má arrefecimento pelo tamanho da sua superfície, distema de dissipação e arrefecimento por contato. Temos agora o conceito, a teoria e quando é aplicado. Chegamos ao momento definitivo da Lapidação, mãos a obra . . .

Quando se aplicar a Lapidação :

Sempre que se fizer necessário à um efeito melhor de contato entra a base do seu dissipador e o contato da sua CPU. Este polimento se bem aplicado e bem feito poderá reduzir suas temperaturas em até 7ª sem adicionar nenhum material adicional. Apenas com a aplicação da Lapidação.

Material a ser Utilizado:
    • 1 folha de cada lixa (nrs. 400, 600, 800, 1000, 1200, 1500, 2000 e 2500)
    • Agua , bicarbonato de sódio, 1 canetinha hidrocor, Kaol, bombril (não pode ser palha de aço),
    • jornal,
    • Flanela e Algodão
    • superfície de vidro plano ou um pedaço de vidro grosso

Procedimentos Iniciais:

Separe todo o seu kit e as lixas de agua (ferro) nas gramaturas e grãos mencionados.
    Seja organizado e mantenha limpo seu ambiente de trabalho, bem como a sua segurança OK. Utilizar sempre luvas e óculos de segurança. Não levar a mão aos olhos ou boca quando manusear os principios deste procedimento.

Cuidados especiais e redrobrados quando manusear a sua CPU, não molhar ou deixar cair. Não forçar e sempre tratar com muito carinho OK.

1)- pegue a canetinha hidrocor e faça pequenos maranhados na base, isso servirá para sua orientação e quando parar ou mudar de lixas.

Além das guias do nosso desenho servirem como guias, também saberemos e notaremos a pressão certa para aplicar à CPU e base da lixa. Nunca tenha pressa, na cozinha os apressados comem cru...e na informática, o apressado paga cara OK.

Desde o comeõ da lapidação já é possível ver as irregularidades no seu processador, ela parece ser convexa no meio com um lábio a volta. Desconfio que o lábio a volta é superior a meio e, como tal, limita a sua condutividade e não deixa uma superfície totalmente plana para os devidos contatos da base e a CPU. Este processo é muito bacana para realmente ver o que é superfície plana. Não aplicar força no "lixamento" da superfície. Faça movimentos constantes, mas sem força OK.

Depois de um tempo usando a lixa de 400 grãos, você pode começar a vê-lo (CPU) já se tornar mais reflexiva. Você deve continuar com essa lixa até que você não pode ver mais nenhuma marcador no topo.(aqueles nossos rabiscos com a canetinhas).

Agora que as nossas guias sumiram, você devem limpar a superfície da CPU usando um pouquinho de algodão com agua, cuidado, apenas gotas OK.
    Tudo limpo e seco, você irá mudar para a lixa de 600. Antes de começar a Lapidar, aqui vem o grande segredo que a E.B.O. revela para todos, USAR UM POUCO DE BICARBONATO DE SÓDIO nesta etapa OK.
    Coloque a folha de lixa 600 em cima da superfície ou pedaço de vidro, jogue um pouquinho de Bicarbonato de Sódio acima dela, e volte a polir e lapidar a CPU vagarosamente e com movimentos agora circulares e contantes, para que toda a superfície seja atingida.

[/img]http://img19.imageshack.us/img19/2315/07400gritgl6.jpg[/img]

Aproximadamente após uns 5 ou 10 minutos na lixa de 600, volte para a lixa de 400 para dar os acabamentos e tirar as possíveis sobras e resquícios .Não deixar molhar OK, utilize mais uns 5 minutinhos da lixa ainda com Bicarbonato de sódio e volte a lixar por uns 5 minutinhos.

Depois volte para Lixa de 600. E tente encontrar todas as irregularidades.

Após uma meia hora no total, usando os procedimentos acima, iremos para o Polimento.
    Agora sim, limpe tudo, com cuidado e não usar o algodão molhado OK, apenas algumas gotas quando necessário, Deixe tudo seco e limpo.

Usar as lixas agora de 800 e 1000 grãos; aviso de que a camada superior do níquel é principalmente de cobre e saiu debaixo está sendo exibido. Há ainda muito material deixado, por isso não se preocupe se você lixar muito através do cobre. Para remover todos os fios de cobre que levaria dias, lixe sempre de maneira constante e aplicando uniformidade sobre a CPU e a pressão dos seus dedos com a superfície.

Mais da metade do caminho agora. Pegue as lixas de acabamento (acima de 1.000)

Não perca as esperanças, e não tenha receio de prosseguir com o procedimento. Sei que neste momento vai logo ficar imaginando e pensando, igual eu pensei pela Primeira vez...

Meus Deus o que eu fiz....detonei a CPU.... hihihih continue com vontade até o final OK, o processo todo leva menos de 3 horas e vai ter um ganho inacreditável em seu sistema final de temperaturas e Dissipação do Calor.

2. Gigabyte

Administrador

Cadastrado em
    Jun 2008

Agora senão a fase mais importante, a que requer o maior zelo e carinho na CPU e a pressão aplicada nos dedos.

Para o acabamento final, utilize a lixa mais alta que você comprou, aqui usamos a de 2000 grãos, tenha um pouquinho mais de paciência e Zelo, o fim está agora bem à vista, apenas mais alguns passos, sempre com firmeza mas delicadamente OK.

O produto final abaixo !!!! Um espelho que abaixamos radicalmente suas temperaturas. Fica ai a dica e os macetes que por mim foram revelados e compartilhados com todos . . .

Para obter o máximo de espelhamentom, após lapidar utilizando as lixas, é só dar acabamento com a flanela e um pouco de kaol. Polindo forte e rapidamente, com movimentos circulares, até se obter o efeito desejado. E olhem como ficou abaixo.

Para fechar com chave de ouro, trocamos a pasta térmica por Artic Silver 5 ok, e lembre-se quanto melhor a pasta térmica utilizada, maior será o resultado final do processo de ladpidação.

__________________________________________________ __________

Nossos testes

Utilizamos na época a seguinte config:
    • Core2Duo E6600 @ 2448Mhz,
      XFX 7900GS XT,
      WD Caviar 160GB x2 in RAID-0,
      2GB Crucial Ballistix PC6400 DDR2 (4-4-4-12),
      Abit A9WD-MAX,
      XP Pro
    As temperaturas foram registradas usando Core Temp 0,95. O tempo de leitura foi tomado depois de 30 minutos de ORTHOS stress prime 2004. Idle , as leituras foram tomadas depois de 30 minutos de sessão no computador da bancada inativo. Nossa temperatura ambiente: aproximadamente era de 25o C.

Artic Silver 5 foi utilizado como material da interface térmica.

Core Temp 0.95

Os resultados

Original
    • Idle@25oC ambiente: 32, 35
      Load@25oC ambiente: 52, 52
    Lapidado

• Idle@24oC ambiente: 29, 32
      Load@24oC ambiente: 51, 51

Lembre-se que a pasta térmica tem o seu tempo de cura, e que aqui não seguimos o mínimo sequer recomendado de 78 horas. Se esperássemos, os resultados seriam ainda melhores OK.

Com a devida cura, iríamos sim, obter resultados na casa do 7 C. Que infelizmente tivemos que devolver os equipamentos de testes ao fabricante. Porém a CPU ficou em nosso poder e depois verificamos com calma o resultado e por isso apresentamos com exatidão todas as informações e testes. Mas tudo depende de vários fatores, como temperatura ambiente, refrigeração interna do gabinete, sistema utilizado para arrefecimento, etc e tal. Mas a média obtida é isso pessoal.

Espero que tenham gostado, e que comecem a praticar e entrem de vez no mundo dos entusiastas !!!!

Não responderei a nenhuma mensagem por MP ou dúvidas. Se você ficou com qualquer dúvida pertinente a este procedimento, por favor, queria utilizar o Fórum como seu canal de comunicação, afinal a sua dúvida pode ser a mesma de outros usuários, e assim contribuiremos para o bem de todos e a diversificação do conhecimento agregado.

Abraços.

Administrador

Cadastrado em
    Jun 2008

Para efeito apenas de documentação, a sua garantia só será perdida, caso o selo , adesivo, ou assinatura estiver sob o Processador na hora da lapidação OK.

Se for processador comprado em loja oficial, com nota fiscal e garantia Oficial do Fabricante, o processo de lapidação não impede ou não faz a perda da garantia ter validade.

Agora se for os processadores com assinatura de canetinha em cima dele, ou aqueles com selinho !!! Sinto muito.

Todo o procedimento em epígrafe, sempre deve ser feito e revisto sob sua responsabilidade. O Fórum ou o idealizador do tópico não tem qualquer responsabilidade no tutorial apresentado.

Por isso faça-o por sua conta e próprio riscos.

Cidrão is on a distinguished road Avatar de Cidrão
    Entusiasta

Cadastrado em
    Jun 2008
    Belo topico X@ndelly..
    agora a maioria não fazem lapidação no processador com medo q caia agua hehehe
    o mais cofiavel é fazer no cooler mesmo hehehe
    Parabéns pelo resultado
    overclock é igual sexo..
    a primeira vez faz com medo..
    mais depois fica um gostinho de quero mais....

cleantomac is on a distinguished road Avatar de cleantomac
    Entusiasta

Cadastrado em
    Jun 2008

eu acho q nao me ariscaria pois mts vezes sou abobado e estrago tudo
    entao pelo sim pelo nao melhor tentar quando for trocar meu cpu ^^
    mas o tuto ficou show
    Minha vida foi marcada tbm por A.C e D.C
    Antes do Casemod e Depois do Casemod...

filipeutzig is on a distinguished road Avatar de filipeutzig
    Entusiasta

Cadastrado em
    Jul 2008
    Eu tinha quase certeza que o processador perdia a garantia oficial quando lapidado.
    Essa informação procede Xandelly?
    Se sim, a hora que chegar meu E7200 vou ir pra ferragem aqui perto de casa comprar lixas

Só uma pergunta, o nome sugere isso, mas não vi você comentar, ao lixar o processador você derramou agua na lixa? Por que sempre que utilizei lixas d'agua eu fiz isso com suporte de agua em cima da lixa.

O Overclock.net - Overclocking.net postou no Youtube uma "video-aula" de lapidação de processador, achei bastante interessante e vou agregar ao seu tópico, por que pode ajudar a muitos.

[youtube]sVXuZTuoEuE[/youtube] [youtube]5L1s1-nXj0o[/youtube]

Atenção, amigos !!!

Em reposta oficial do distribuidor oficial INTEL no Brasil, bem como através de sua revenda SmartDATA do Brasil, fomos informados em nota que a Lapidação invalida a GARANTIA DA CPU, por isso se realmente for fazer a mesma, tenha certeza do processo.
    Caso tenha passado os 3 anos da Garantia coberta INTEL ou 2 anos pela AMD, sem problemas.

Obrigado, e OverBR conta com sua participação !!
    C2D E7200 @ 3,8GHz 1.28v | Foxconn P35A | 2x1GB TX800QLJ-2GK DDR2@1000 5-5-5-15 2.0v | XFX 8600GT 256MB @ 700/1620/833 | Samsung HD321KJ | Pioneer DVR-212D 1.24 | CoolerMaster RS-380-PCAR

MechAragorn is on a distinguished road Avatar de MechAragorn
    Moderador

Cadastrado em
    Jun 2008
    Muito bom esse tutorial. Pelo visto eu lapidei todo errado meu E6400...

Para limpar a CPU acho que o ideal é usar isopropanol, assim não precisa ficar com medo de molhá-la durante a lapidação.

Essa da garantia eu também não sabia, tem certeza que pode mesmo lapidar sem problemas??

Administrador

Cadastrado em
    Jun 2008

Perda da Garantia na Lapidação do Processador, verdade?

Aos amigos, obrigado felipe e mech, pela contribuição dos vídeos e das informações.

Olha sobre o questionamento da lapidação e perda da garantia, amanhã prometo entrar em contato com o distribuidor OK. assim responderei oficialmente em nome do fabricante.

O que me passaram foi o seguinte, existem alguns processadores que são de entrada no Brasil não legalizada Ok, eles não vem por importação e por isso não existem cadastros deles no distribuidor, o que impede que sejam enviados via RMA para fora. O que isso ocasiona?? Simples, os que não são oficialmente comprados e revendidos levam um selinho....aquele famoso selinho de garantia ou o carimbo no die, ou até mesmo uma assinatura em canetinha acima do die. (Isso siginifica que 99% são de entradas duvidosas no Brasil e a garantia são dos vendedores, por isso o tal selinho e o carimbo).

Já os comprados na INTEL por meio do Distribuidor Oficial e legal dentro ou fora do Brasil via importação, vem com ficha cadastro, através do Batch e da spec, bem como o MM Code que vem fora da caixa são as garantias legalizadas de 3 anos, a própria embalagem. POR ISSO SE você comprar em lojas sérias, como a WAZ, SmartDATA e algumas outras, eles nem abrem a caixa do processador por nada. Apenas vendem e te enrtegam sem selinho, sem carimbinho e sem nada....pois a garantia é a embalagem.

Mas só irei dar 100% de afirmação depois que eu conseguir falar com o Distribuidor OK.

enquanto isso, eu já lapidei 3 aqui....um e2160, um E6750 e um E8400 @@@@

abraços

filipeutzig is on a distinguished road Avatar de filipeutzig
    Entusiasta

Cadastrado em
    Jul 2008
    Pois é, eu trabalho com vendas de informática e todos os processadores que recebemos são importados legalmente, eles vem de importadores e distribuidores oficiais, e chegam sempre devidamente lacrados. Por isso o interesse, nem tanto por mim, mas em caso de revenda do processador usado, normalmente quem compra fica com o pé meio atras por causa de processador lapidado, não tem garantia e tal.

Só uma duvida não respondida, você lapida os processadores com agua em cima da lixa? ou vai a seco mesmo?
    C2D E7200 @ 3,8GHz 1.28v | Foxconn P35A | 2x1GB TX800QLJ-2GK DDR2@1000 5-5-5-15 2.0v | XFX 8600GT 256MB @ 700/1620/833 | Samsung HD321KJ | Pioneer DVR-212D 1.24 | CoolerMaster RS-380-PCAR

Overclock is on a distinguished road Avatar de Overclock
    Entusiasta

Cadastrado em
    Jun 2008
    caracasssssssssssssssssss galera , fiz tudo errado no meu...

aehuaehuaehaeohaehoea

eu percebi que nem tinha dado tanta diferença...

vou fazer um igual este tuto aqui !!! parabéns moçada

showww eim....bem explicado...

Ae, acho que vou aproveitar que vou fazer mesmo e postar uns testes com ele antes de lapidar direito e depois de lapidado igual ao tuto aqui em cima..

Pode galera?

flwwwwwwwwwwwwww

+ Responder ao Tópico
Página 1 de 6
1 2 3 ... ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

1. Respostas: 0
    Último Post: 07-08-08, 05:37
  2. Respostas: 0
    Último Post: 07-08-08, 05:29
  3. Respostas: 0
    Último Post: 07-08-08, 05:26
  4. Respostas: 0
    Último Post: 07-08-08, 05:23
  5. Respostas: 0
    Último Post: 07-08-08, 05:19

Visitantes chegaram nesta página utilizando as seguintes palavras :

lapidar processador

lapidar cpu

procesors un smilspapirs

disco para lapidação em metais

tutorial Lapidar processador

cpu lapping

como lapidar um processador amd

lapping processador amd

video youtube processador

p45 platinum bios 1.7

lapping processador

lapidar hyper tx2

o que é lapidar

phenom x4 @ x6

phenom II x4@x6

Lapidação é uma técnica para modelar um material geralmente uma pedra preciosa mas também se aplica a

lapping heatsink Processador

video de lapidacio

lapping kaol

como se lapidaçao de pedras preciosas

processador E2160 segredos

video lapidaçao true

lapidar pentium 4

cpu läppen

Permissões de Postagem