+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Block CPU Type 1. Testes realizados e comparações.

omegafire is on a distinguished road Avatar de omegafire
    Colaborador Oficial

Cadastrado em
    Jun 2008

Block CPU Type 1. Testes realizados e comparações.

Primeiramente eu gostaria muito de agradecer ao amigo Lucas-10, o Tony Stark dos blocks, que realizou todos os testes e fez todos os graficos os quais eu postarei aqui.

Então vamos aos resultados tão aguardados.

TESTE DE MONTAGEM

Esse teste realizado pelo Lucas-10, mede a variação de temperatura causado pelas micro-diferenças em cada uma das montagens. Dessa variação é retirada uma média que serve como margem de erro para a temperatura na hora do resultado.

TESTE DE TEMPERATURA X VAZÃO

Esse grafico mede a difença de desempenho do block em função da vazão da bomba e compara o desempenho de cada um dos blocks em uma mesma situação.

Pelas curvas apresentadas no grafico é possivel ver uma total diferença na concepção do meu block para a conecepção dos outros blocks testados, já que a inclinação da curva do meu block varia de forma bem diferente da curva apresentada pelos outros blocks. Enquanto as curvas dos outros blocks testados tendem a se estabilizar já a partir de 220L/h, o meu block apresenta uma inclinação ainda relativamente bem acentuada pelo menos até uma vazão de 450L/h demonstrando sua total dependencia de uma bomba que consiga manter uma alta vazão no sistema.

GRAFICO DE PRESSURE DROP

Esse grafico, embora pareça complicado, nos ajuda muito a compreender algumas diferenças chocantes na concepção de cada block testado. Ele demonstra que cada block teve seu projeto feito para ser usado com diferentes tipos de bomba, ou seja, certos blocks são feitos para serem usados com bombas que possuem alta vazão. Outros blocks são projetados para ser utilizados com bombas que conseguem manter uma alta pressão (ou coluna d'água).

Nesse grafico são apresentados dois conjuntos de linhas, o primeiro conjunto são as linhas que representam as bombas, e o segundo conjunto são as linhas que represetam os blocks. As informações mais interessantes desse grafico são justamente o ponto de intersecção entre as linhas de cada uma das bombas com uma linha especifica de um block.

Como exemplo, usarei o meu block que é representado no gráfico pela linha azul claro. Fixando a vista na linha azul clara e seguindo ela da esquerda para a direita, pode-se ver que ela primeiro se cruza com a linha vermelha. Se olharmos verticalmente para baixo, será possível verificar uma vazão de aproximadamente 500L/h. Continuado a seguir a linha azul clara, veremos que a proxima linha com a qual ela se cruza é a preta. Novamente olhando a vazão no eixo "x" do grafico, verifica-se o valor de 680L/h. Seguindo mais um pouco, a linha azul clara se encontra com a amarela que mostra uma vazão um pouco maior. Tendo esses valores em mente e voltando a consultar o grafico anterior que demosnstrava que o meu block tem um desempenho melhor quando com uma bomba que ofereça uma vazão maior do que 500L/h, verifica-se que a bomba representada pela linha vermelha é inadequada para ser usada com o meu block, pois com o seu uso a vazão será menor do que 500L/h considerando as outras perdas que ela deve sofrer no sistema. As bombas mais adequadas seriam as representadas pelas linhas amarelas, roxa e verde.

Do mesmo jeito que essas bombas são adequadas ao meu block, elas podem não ser tão adequadas ao block da Thermaltake, representado pela linha verde limão, pois elas irão oferecer uma vazão menor no block dele do que as outras bombas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS.
    Os testes demonstraram bem o poder de refrigeração de cada um dos blocks e quais devem ser as bombas escolhidas para cada um deles.

O meu block, como eu já esperava, não se saiu tão bem no quesito desempenho quanto os outros, ficando com cerca de 8°C a mais do que o melhor block de todos com uma vazão de 450L/h. Mas, quando projetei esse block, desempenho não era a minha prioridade. Eu queria um block simples de contruir, barato, relativamente bonito, e tudo isso aliado com um desempenho aceitavel, que pudesse ser usado com bombas baratas e faceis de achar, e que por unir todas essas qualidades transformasse o sistema de watercooler em algo palpavel para as pessoas que antes não podiam ter um sistema desses.
    Logo, embora perca em desempenho para outros blocks, considero que esse block ainda tem muito a oferecer e, talvez puxando um pouco a sardinha pro meu lado já que sou o pai da criança, acho que esse modelo ainda seja recomendavel para quem está interessado em um sistema de watercooler e que não queira alcançar o limite do CPU.

Mais comentarios serão muitissimo bem vindos.

Abraços a todos!
    Q9400@3200MHz 1.3Vcore WCooled
    Ga-P35-DS3 WCooled
    GF 9800GTX+ WCooled
    4GB OCZ 1066 Reaper HPC @ 1300MHz 2.4Volts (???)
    SevenTeam 750W

2. WAZ

MechAragorn is on a distinguished road Avatar de MechAragorn
    Moderador

Cadastrado em
    Jun 2008

Re: Block CPU Type 1. Testes realizados e comparações.

Parabéns pela análise. Eu não tinha entendido nada desses gráficos. Senti a falta de um teste com maior vazão, acho que o seu block se sairia melhor.

Abraços

+ Responder ao Tópico

Tópicos Similares

1. Downloads do Windows 7 RC poderão ser realizados até agosto
    Por Mundo Tecnológico no fórum Notícias
    Respostas: 0
    Último Post: 24-06-09, 05:51
  2. Downloads do Windows 7 RC podem ser realizados até agosto
    Por Mundo Tecnológico no fórum Notícias
    Respostas: 0
    Último Post: 24-06-09, 01:30
  3. tabela Overclocking CPU - comparações de benchmarks Intel vs AMD