+ Responder ao Tópico
Página 2 de 14
PrimeiroPrimeiro 1 2 3 4 12 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 136

Tópico: Perguntas e respostas sobre watercooler.

Salmonella is on a distinguished road
    Entusiasta

Cadastrado em
    Jul 2008
    Sou novo no fórum, e queria tirar umas dúvidas

Eu tomei a liberdade de "me inspirar" naquele modelo de WC postado pelo Omegafire.
    Modifiquei algumas coisas

espessura da chapa de cobre de ~1mm
    mangueira cristal de 3/8"
    água direto da torneira( 500L/h à 10ºC)
    sem reservatório, nem bomba nem radiador.

consegui baixar a temperatura de uma 6600gt 555/1200 de 72ºC para 41ºC.

Mas a questão é a seguinte...

Num sistema normal, usando uma bomba de 2000L/h, mangueiras de 1/2, radiador e resevatório, será q eu conseguiria manter ou melhorar esse resultado?

com bomba e radiador, apesar da vazão ser umas 4 vezes maior, a temperatura da agua iria ficar bem mais alta, pela água estar sendo refluxada e recebendo calor da bomba.

Será q a diferença de vazão seria suficiente pra compensar a diferença de temp????

ps. o acabamento, precisão dos furos e cortes ficaram meio ruim pq fiz tudo com furadeira de mão e serrinha pra ferro
    o espelhamento tb num ficou muito bom pq anum consegui achar lixa melhor q nº600
    usei pasta térmica da branquinha vagabunda
    a chapa de cobre eu fabriquei, abrindo um tubo de cobre de 1" e aplainando ele com um martelo, maçarico e bigorna, já q tb está muito caro o cobre em chapa, R$ 28,00 um pedaço de 7,0 x 7,0 x 1,0cm aqui em Curitiba

lucky is on a distinguished road Avatar de lucky
    Entusiasta

Cadastrado em
    Jun 2008
    ei galera eu queria saber quanto a questao de por o radiador na frente do pc e em cima tem muita diferença de temperatura???

quanto as perguntas do Salmonella nao sei reponder mais gostei do block e queria saber como ele fez pra prender um caninho de cobre no acrilico em rosca de tiver como postar agradesso!!! tem perigo de vazar agua pelo caninho onde nao tem rosca???

MechAragorn is on a distinguished road Avatar de MechAragorn
    Moderador

Cadastrado em
    Jun 2008
    Citação Postado originalmente por lucky Ver Post
    e ai galera to acompanhando tudo sobre wc aki no overbr só que eu estou com uma duvida e queria saber o que é melhor a se fazer!!

eu tenho um radiador de ar quente de gol e 2 coolers de 12cm, esse radiador cabem 4 colers de 12cm 2 cada lado

agora é que vem a duvida é melhor os coolers puxando ar quente e colocando pra fora como na foto abaixo que pensei em faser!!! ou é melhor colocar o radiador fora do case com os dois coolers puxando ar frio para o radiador e saindo pelo outro lado

e agora o que é melhor o radidor igual ao da foto ou fora do case!!!

agora queria saber também se daria muita diferença de um jeito pra outro em temperatura??

outra pergunta e se colocasse o radiador noteto do case daria diferença da frente???

obrigado desde já e continuem assim
    O certo é o ar do radiador não entrar no gabinete, pois o ar quente que você removeu do seu sistema estará voltando. Entretanto, nesse caso o melhor é o fluxo de ar ser da frente para trás.

Em cima deve ser uma opção pior, já que o ar quente do gabinete terá de passar pelo radiador, elevando a temperatura mínima do seu sistema. Radiador na traseira terá o mesmo efeito do radiador em cima.

O ideal mesmo é o radiador estar separado do gabinete, assim o radiador não estará interferindo na temperatura interna do sistema nem o sistema estará interferindo na temperatura do radiador. Se você puder testar ambas as formas de fluxo seria um bom acréscimo.

Abraços

MechAragorn is on a distinguished road Avatar de MechAragorn
    Moderador

Cadastrado em
    Jun 2008
    Citação Postado originalmente por Salmonella Ver Post
    Sou novo no fórum, e queria tirar umas dúvidas

Eu tomei a liberdade de "me inspirar" naquele modelo de WC postado pelo Omegafire.
    Modifiquei algumas coisas

espessura da chapa de cobre de ~1mm
    mangueira cristal de 3/8"
    água direto da torneira( 500L/h à 10ºC)
    sem reservatório, nem bomba nem radiador.

consegui baixar a temperatura de uma 6600gt 555/1200 de 72ºC para 41ºC.

Mas a questão é a seguinte...

Num sistema normal, usando uma bomba de 2000L/h, mangueiras de 1/2, radiador e resevatório, será q eu conseguiria manter ou melhorar esse resultado?

com bomba e radiador, apesar da vazão ser umas 4 vezes maior, a temperatura da agua iria ficar bem mais alta, pela água estar sendo refluxada e recebendo calor da bomba.

Será q a diferença de vazão seria suficiente pra compensar a diferença de temp????

ps. o acabamento, precisão dos furos e cortes ficaram meio ruim pq fiz tudo com furadeira de mão e serrinha pra ferro
    o espelhamento tb num ficou muito bom pq anum consegui achar lixa melhor q nº600
    usei pasta térmica da branquinha vagabunda
    a chapa de cobre eu fabriquei, abrindo um tubo de cobre de 1" e aplainando ele com um martelo, maçarico e bigorna, já q tb está muito caro o cobre em chapa, R$ 28,00 um pedaço de 7,0 x 7,0 x 1,0cm aqui em Curitiba
    Você usa a água da torneira entrando diretamente no block? E essa água vai para onde depois?

Sobre o sistema normal, o resultado será ser melhor mesmo que a bomba seja de 1000l/h, considerando que a temperatura ambiente é de 10ºC. E se usar uma bomba in-line refrigerada a ar não haverá passagem de calor da bomba para o sistema.

Abraços

Entusiasta

Cadastrado em
    Jul 2008
    eu só usei aguá da torneira pra testar a eficiencia do block, já q terminei o block ontem e num tive tempo de procurar uma bomba pro sistema.

usei os caninhos sem rosca porque tava afim de economizar, e tinha canos de cobre de vários diametros sobrando aqui em casa, dai colei com superbonder, gastei um vidro inteiro em 3 demãos pra garantir

andei pesquisando no meu material de faculdade, sobre transferência de calor.

se a temperatura da água ficar em 20ºC eu precisaria de aproximadamente 1300L/h pra manter os resultados do teste.

Entusiasta

Cadastrado em
    Jul 2008

O block mais barato possível !!!!

Ae povo, ainda num arrumei uma bomba pra testar oficiamente meu projeto.
    Mas hj quando estava no material de construção procurando umas coisas tive uma brilhante idéia.

Material

Tampão cobre 28mm - R$ 3,25
    Tampão aquaterm 1" - R$ 1,45
    Superbonder 3g - R$ 2,50
    Fita veda rosca - R$ 1,44
    10cm de Tubo de cobre 3/8" - R$ 1,00
    Peça de acrílico de 6cm x 10cm = R$ 3,00
    Lixa 200, 600 = R$ 2,40

Total - R$ 15,00

Ferramenta - Furadeira, broca de 9mm, 3mm e broca chata de 1'3/4"

Montagem

Faça dois furos com broca de 9mm no tampão de aquaterm, um central e um lateral.
    Cole bem, dois tubinhos de cobre, o central com 55mm e o lateral com 20mm.

Dê várias voltas de veda rosca no tampão de cobre e rosqueie o máximo q puder dentro do tampão de aquaTerm, cole toda a borda com umas 3 demãos de super bonder

fabrique uma presilha para ele, com um furo central do diâmetro q faça ele fica travado pelas próprias arestas do tampão

Pronto.

Tem ainda uma variação q não aumenta o custos mas nos meus testes deu uma diferença.

Faça uma espiral de fio de cobre de uma bitola grande, lixe a extremidade inferior até q ele pare em pé sozinho e tenha um apoio bem plano, faça a esprial maior dq o espaço interno praque quando rosquear ele fique bem "espremido".

Resultados

Testei na mesma 6600gt do meu outro block, com a mesma agua de torneira.

As temperaturas

Sem espiral - Idle 39 Full 43
    Com espiral - Idle 37 Full 40

Conclusão, um jeito bem fácil de fazer um water block pra sua vga ou chipset, pelo tamanho do tampão num da pra colocar no cpu(achei na internet uns lugares q vendem de até 42mm, dai é só adaptar)

Só num fica bunito mas funciona

omegafire is on a distinguished road Avatar de omegafire
    Colaborador Oficial

Cadastrado em
    Jun 2008
    Amigo Salmonella, é realmente incrível!!! Idéia totalmente funcional e de primeiríssima qualidade! Vou fazer um block desses pra mim que eu achei realmente fantástico!!! Criatividade a 1000%!!!-)(-

É de deixar o cabelo em pé <>::<>
    -)(--)(--)(-

Abração velho!

OBS: Depois você permite que eu mova o seu post para o tópico de tutoriais?
    Q9400@3200MHz 1.3Vcore WCooled
    Ga-P35-DS3 WCooled
    GF 9800GTX+ WCooled
    4GB OCZ 1066 Reaper HPC @ 1300MHz 2.4Volts (???)
    SevenTeam 750W

JOka_bc is on a distinguished road Avatar de JOka_bc
    Entusiasta

Cadastrado em
    Jul 2008
    Kraca!! autus post em Salmonella!!?
    Criatividade a 1000!!!

ps: Agora soh falta ajudar nois q naum temos tanta verba para um Block, e nos ajude com sua cratividade!!! (Block para CPU 775 de preferencia!!!)

Mais uma vez, meus parabens pela sua criatividade e pelo seu post!
    Core 2 Quad Q6600 2.4@ 3.0GHz/Placa mãe ASUS P5B-PREMIUM VISTA EDITION/Placa de Video MSI 8800GTS 512mb G92./HD Seagate 200GB Sata-II + HD Samsung 500GB Sata-II
    4GB OCZ S.O.E. DDR2-800/Fonte Mtek 450W Reais

Entusiasta

Cadastrado em
    Jul 2008
    Citação Postado originalmente por JOka_bc Ver Post
    Kraca!! autus post em Salmonella!!?
    Criatividade a 1000!!!

ps: Agora soh falta ajudar nois q naum temos tanta verba para um Block, e nos ajude com sua cratividade!!! (Block para CPU 775 de preferencia!!!)

Mais uma vez, meus parabens pela sua criatividade e pelo seu post!
    Cara eu só comecei a fazer esses block pq to com tempo ocioso, aheuiaheiua
    mas to gostando, até pq num gasta muito dinheiro, se eu tivesse gastado 50ão num estaria feliz.

meu proximo projeto é de um radiador doido depois posto aqui

e quanto ao socket 775, esse ultimo q eu fiz é muito pequeno teria q achar um tampão de cobre maior, mas dai é só tirar as medidas da sua placa mãe e mudar a presilha, a única diferença é a furação.

Entusiasta

Cadastrado em
    Jul 2008
    Citação Postado originalmente por omegafire Ver Post
    Amigo Salmonella, é realmente incrível!!! Idéia totalmente funcional e de primeiríssima qualidade! Vou fazer um block desses pra mim que eu achei realmente fantástico!!! Criatividade a 1000%!!!-)(-

É de deixar o cabelo em pé <>::<>
    -)(--)(--)(-

Abração velho!

OBS: Depois você permite que eu mova o seu post para o tópico de tutoriais?
    Pode mudar sim, eu me esqueci q tinha um forum mais específico pra isso

+ Responder ao Tópico
Página 2 de 14
PrimeiroPrimeiro 1 2 3 4 12 ... ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

1. Perguntas e respostas sobre vídeos no PC
    Por Mundo Tecnológico no fórum Notícias
    Respostas: 0
    Último Post: 24-06-09, 12:10
  2. Respostas: 0
    Último Post: 20-06-09, 12:30
  3. Respostas: 0