Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Guia completo sobre Enhanced SpeedStep (e suas complicações)

Líder OverBR Team | Moderador Avatar de Dan Jacques
    Cadastrado em
    Jun 2008

Cpu Guia completo sobre Enhanced SpeedStep (e suas complicações)

Era um belo dia de sol. Meu tão sonhado C2D estava chegando. Passada a ansiedade pré-chegada, e após a montagem, comecei a usá-lo. A alegria era imensurável. Mas algo me deixou com a pulga atrás da orelha: Meu processador frequentemente ficava a apenas 1.2GHz. Com alguma pesquisa e consultando alguns amigos, descobri que era um recurso de economia de energia chamado SpeedStep, semelhante ao que há nos notebooks.

Porém passaram-se alguns anos desde este acontecimento ocorreu, e ainda hoje vejo pessoas com a mesma dúvida que tive. Pensando nisso, decidi preparar um artigo sobre esse recurso tão polêmico entre os overclockers, e causador de tantas dúvidas entre os novatos na informática: o Enhanced SpeedStep.

Um pouco de história

Desde os primeiros Pentium 3 Mobile, destinados aos notebooks, a Intel incorporou um recurso chamado SpeedStep. Esse recurso, meio que inspirado no PowerNow!, da AMD, fazia com que o processador reduzisse a sua frequência quando não fosse necessário todo o poder do processador.

O SpeedStep continuou como um recurso exclusivo para notebooks até a "geração Pentium 4" cair, e surgirem os Core 2 Duo. Eles incorporavam o SpeedStep, porém agora numa versão adaptada a desktops, o Enhanced SpeedStep Technology, ou simplesmente EIST. Talvez a Intel tenha visto o sucesso que o Cool´n´Quiet da AMD fez nos desktops, e resolveu fazer o mesmo. Pra quem não sabe, o Cool´n´Quiet foi a versão destinada a desktops do PowerNow!, que integrava os notebooks baseados em processadores AMD.

Enhanced SpeedStep - Como funciona?

O Enhanced SpeedStep, ou EIST, tem a função de diminuir a frequência do processador enquanto ele está ocioso, ou executando tarefas muito leves.

"O meu processador está a só 1.2GHz! E agora?"

O EIST tem "steps" (por isso o nome "SpeedStep") usando multiplicadores 6x, 8x e o multiplicador da CPU normal. Vamos tomar como exemplo o C2D E4300:
    Step 1: 1.2GHz (200x6) - É acionada quando o processador está ocioso. Assim, há economia de energia e menor dissipação de calor.
    Step 2: 1.6GHz (200x8) - Entra em ação quando está sendo executada uma ação que demanda algum processamento
    Step 3: 1.8GHz (200x9) (frequência normal do processador) - É ativado quando há necessidade de força total.

Dessa forma, há uma perda mínima de performance, e uma bela parcela de economia de energia e dissipação de calor. Portanto, se você ver seu processador a 1.2GHz, não se preocupe.

Mas por quê então isso causa problemas no overclock?

Essa é uma dúvida muito frequente em novos overclockers. Olhando por um lado, teoricamente o EIST seria benéfico para o overclock, afinal ele só aplicaria o overclock total quando fosse necessário, e assim haveria uma menor perda de durabilidade e menor dissipação de calor também. Mas existe um "porém" nessa história...

Os steps 1 e 2 tem Vcores fixos, logo, se você overclocka o E4300 de 1.8GHz (200x9) para 3GHz (333MHz de FSB), o Step 1, que dava 1.2GHz, agora dá 2GHz (333x6). E o 8x, que fazia o CPU ficar a 1.6GHz, agora manda o CPU pra 2.33GHz (333x8). O problema é que o Vcore desses steps continua o mesmo pra 2GHz que era pra 1.2GHz, e o mesmo para 2.33GHz que era pra 1.6GHz, e isso não é nem sempre resulta em estabilidade, pois como sabemos, voltagem insuficiente causa instabilidade. E instabilidade causa travamentos, telas azuis, e não faz bem a ninguém, além de pôr em risco seu equipamento.

Por isso, ao fazer overclock, recomendo desativar o EIST e o C1E (que permite ao EIST diminuir o Vcore). A opção que ativa ou desativa o EIST geralmente é nomeada como "Enhanced SpeedStep Technology", "EIST Function" ou "SpeedStep Function". Basta desativar e você pode fazer seu overclock tranquilo. Em algumas placas, próxima a essa opção encontra-se a "Enhanced Halt State (C1E)". Ela faz uma função conjunta com o EIST, portanto, desative-a também.

Dúvidas sobre esse recurso podem ser postadas aqui. Espero que esse tópico tenha esclarecido as dúvidas referentes a essa assunto que parece simples, mas confunde muitas pessoas.

Abraços!
    FrankEinstein: AMD A8 6600K @4.5GHz cooled by Hyper 212+ | Gigabyte A55M | 4GB DDR3 1600 @1866 G.Skill Trident | Sapphire R260X 2GB GDDR5 | 128GB Plextor M6 SSD | 2TB WD/Toshiba HDD | Corsair CS450M
    Frankstein: AMD Athlon X2 4200+ | Asus M4A78 | 4GB Markvision DDR2-800 | Sapphire HD6570 GDDR3 | Samsung HD161HJ

Canon 7D + Sigma 24-70mm 2.8DG | Nikon D5100 1.01 hacked fw + Nikon SB710

Membro Sênior Avatar de MechAragorn
    Cadastrado em
    Jun 2008

Re: Guia completo sobre Enhanced SpeedStep (e suas complicações)

Parabéns pelos esclarecimentos sobre o SpeedStep. Não sabia que existia esse passo intermediário. Em CPUs com multiplicador 7x, por exemplo, existe um Step em 6.5x ou fica só em 6x e 7x?

Sobre o overclock, isso depende da mobo. Algumas placas mid/high-end utilizam incrementos, ao invés de valores absolutos na hora de definir o Vcore. Por exemplo, em qualquer DFI, o Vcore é formado a partir do valor padrão mais o incremento. Se é definido +0.1V, é +0.1V para qualquer Step, assim é possível fazer overclock, sem se preocupar em desligar o EIST.

Abraços
    AMD Phenom II X3 @ X4 720 BE - Cooled by LC BlackStar | Gigabyte MA790FXT-UD5P | 4x2GB OCZ Platinum 1600 LV + Transcend JetRAM 1333 | XFX HD 4890 | 2x160GB Seagate 7200.10 + 1TB Samsung F1 | Dell 2408WFP @ PVA

Membro Sênior Avatar de deuner
    Cadastrado em
    Jul 2008

Agora eu realmente intendi porque o EIST "atrapalha" o over, vlw dan.
    E5200 2.5@3.4ghz + TX2 | P5K-SE/EPU + pencil mod | 2x2gb kingston value 800@820mhz | XFX 9600GT 650/1625/900 @710/1775/940 | HD Samsung 250 Gb | Generix 450w |

Cadastrado em
    Jun 2008

Citação Postado originalmente por MechAragorn Ver Post
    Parabéns pelos esclarecimentos sobre o SpeedStep. Não sabia que existia esse passo intermediário. Em CPUs com multiplicador 7x, por exemplo, existe um Step em 6.5x ou fica só em 6x e 7x?

Sobre o overclock, isso depende da mobo. Algumas placas mid/high-end utilizam incrementos, ao invés de valores absolutos na hora de definir o Vcore. Por exemplo, em qualquer DFI, o Vcore é formado a partir do valor padrão mais o incremento. Se é definido +0.1V, é +0.1V para qualquer Step, assim é possível fazer overclock, sem se preocupar em desligar o EIST.

Abraços
    Não tenho um CPU com multiplicador 7x, se você ou outro colega do fórum puder verificar seria interessante. Até porque só tive CPUs FSB800 até agora (o E7300 vai quebrar mais essa sina ), seria interessante aprender como é o funcionamento em CPUs de FSB diferente.

MechAragorn, aprendi mais um pouco lendo seu post. Eu já havia visto esse sistema, mas em placas pra AMD (a ECS A780GM-A, se não me engano). Não sabia que havia pra Intel também. Gostei disso

Citação Postado originalmente por deuner
    Agora eu realmente intendi porque o EIST "atrapalha" o over, vlw dan.
    Fico feliz em ter ajudado a esclarecer a resposta

Abraços!
    FrankEinstein: AMD A8 6600K @4.5GHz cooled by Hyper 212+ | Gigabyte A55M | 4GB DDR3 1600 @1866 G.Skill Trident | Sapphire R260X 2GB GDDR5 | 128GB Plextor M6 SSD | 2TB WD/Toshiba HDD | Corsair CS450M
    Frankstein: AMD Athlon X2 4200+ | Asus M4A78 | 4GB Markvision DDR2-800 | Sapphire HD6570 GDDR3 | Samsung HD161HJ

Membro Avatar de Borgon
    Cadastrado em
    Jun 2008

Velho isso ai vai ajudar muita gente com certeza, quando comecei a fazer overclock eu apanhei d+ nisso ai sempre axava meio estranho pq meu processador ficava com a frequencia menor e eu nunca achava nada na net sobre isso ai um belo dia eu estava mexendo na BIOS da minha P5GC-MX ai eu achei essa opçao desabilitei e fui feliz pro resto da minha vida (ou melhor da vida da placa XD)

Mais uma vez parabens e que vc sempre continue ajudando a galera
    Abraços.
    GA-G31M-S2L | E7300 @ ??? -3.0 DIÁRIO + EVERCOOL BUFFALO |
    XFX HD 4850 | 2X2 GB G. SKILL PI BLACK 800MHZ |
    FONTE C3 TECH 500W

Membro Avatar de Rogério Manssur
    Cadastrado em
    Jun 2008

eu até sabia como funfava, mas não sabia dos detalhes e teoria...

pooo gostei disso !!!
    nãopode sem

Membro Avatar de Skulltrail
    Cadastrado em
    Feb 2011

Cpu Re: Guia completo sobre Enhanced SpeedStep (e suas complicações)

Olá amigos, belo tópico!!!!

Eu tenho uma dúvida meio hard...

O EIST ou Speed Step pode com a alteração de clock+vcore dimunuir a vida util de algum componente da placa mãe ou até mesmo do processador?
    Por que se formos analisar é como um liga desliga...

Existe algum estudo sobre isso?

É algo para se pensar!

VALEU!
    "Asus P9X79PRO + i7 3930K@4Ghz 1.26v + 32GB Kingston HyperX Fury @2Ghz + 2x MSI GTX 780 Lightning SLI + 17TB 6X Sata III HDs + Creative Sound Blaster Z + DVD/RW Asus LS + Corsair H80i Push Pull + Antec HCP 1200 Watts + Cooler Master HAF932"

Cadastrado em
    Jun 2008

Citação Postado originalmente por Skulltrail Ver Post
    Olá amigos, belo tópico!!!!Eu tenho uma dúvida meio hard...O EIST ou Speed Step pode com a alteração de clock+vcore dimunuir a vida util de algum componente da placa mãe ou até mesmo do processador?Por que se formos analisar é como um liga desliga...Existe algum estudo sobre isso?É algo para se pensar!VALEU!
    Não existe nenhum estudo conclusivo, mas a julgar pela vida útil dos processadores de notebook antigos (desde o K6-2+ e os P3 Mobile a mudança dinâmica de clock existe) e é bem difícil você encontrar algum dono/ex-dono se queixando do processador ter morrido. A lógica é simples: apenas se altera o multiplicador e o VID, e não são tantas vezes, pois o processador se mantém a maior parte do tempo no menor clock, e em tarefas leves como abrir uma janela, ou um player, o máximo que acontece é ele dar um toque no clock máximo e voltar ao normal.Quanto as mobos, é até mais cômodo pra elas que funcione assim. Muitas mobos desligam as fases de alimentação quando o processador está em clocks menores (afinal, dá pra economizar um pouco de energia desativando 10 ou 12 fases )Fique frio, nada com que se preocupar aqui

Tópicos Similares

1. Guia Básico sobre Overclock para Iniciantes
    Por Carlos Xandelly no fórum Overclock Geral
    Respostas: 16
    Último Post: 10-03-17, 08:34 AM
  2. Guia completo para instalar o Windows 7
    Por Sphil no fórum Dicas | Macetes | Tutoriais | User Reviews
    Respostas: 2
    Último Post: 24-10-09, 21:05 PM
  3. Guia completo para actualizar o Windows Vista para o Windows 7
    Por Sphil no fórum Dicas | Macetes | Tutoriais | User Reviews